terça-feira, 1 de março de 2011

Cosméticos. Em que sua escolha pode ajudar a natureza, os animais e você mesma(o):

Quando optamos por um determinado produto de beleza, queremos nos sentir melhores conosco e com o mundo. Quem não gosta de se sentir bonito?! Oras, todos!  Adoramos nos cuidar.
Entretanto, há outros factores para nossa escolha, outros cuidados não menos importantes....
Vemos o preço, que importa para nosso bolso, vemos a marca, para confiar no que estamos comprando...
E, um outro factor indispensável e determinante no mundo de hoje, é a CONSUMO CONSCIENTE.
E ai é que surgem as dúvidas, né?!
Então... vamos descomplicar! ;-)
(Ou pelo menos eu pesquisei e li muuuuuito pra descomplicar e desmistificar ao máximo, com fatos, e não hipóteses.)
Ao adquirir um produto, não basta saber as informações da propaganda, mas também precisamos saber as consequências que a sua produção geram para o mundo, e se esse produto merece mesmo a sua confiança.
As vezes pensamos que com tantas contas pra pagar, falta de dinheiro, e  toda a correria do dia-a-dia é impossível ainda procurar uma marca que use menos produtos químicos em seu processo de produção, que não use os animais inocentes para testes e outros fins, que seja orgânica, ou que inclua responsabilidade sócio-ambiental em seus projectos.

Então, vamos lá...tire suas dúvidas:

1- O que é responsabilidade sócio-ambiental?
É um sistema de gestão adotado por empresas públicas e privadas que tem por objetivo providenciar o cuidado e/ou conservação do meio ambiente.
Todo meio de produção e consumo gera algum impacto (positivo/negativo) nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Mas é a ação de buscar uma diminuição ou o fim deste impacto quando negativo, e/ou recompensá-lo com projetos sócio-ambientais que define a responsabilidade sócio-ambiental de uma empresa.
Em 1998, o Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (World Business Council for Sustainable Development - WBCSD), definiu Responsabilidade sócio-ambiental como:
"O compromisso permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento económico, melhorando, simultâneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo".
2- O que é Consumo Consciente? Como reconhecer um produto que se enquadre no Consumo Consciente?

(Foto: produto da Surya)
A humanidade já consome 25% a mais de recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Esta situação já é refletida, por exemplo, no acesso irregular à água de boa qualidade em várias partes do mundo, na poluição dos centros urbanos e no aquecimento global.
É um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade!
É ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais(o seu lixo).
O consumidor pode buscar aumentar os impactos positivos e diminuir os negativos, desta forma contribuindo com seu poder de consumo para construir um mundo melhor.
O consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade!

Os produtos que possuem o selo da Unilever possuem ações ambientais e sociais. no próprio site é possível encontrar esclarecimentos baixando algumas cartilhas produzidas pela marca:
http://www.unilever.com.br/sustainability/Meioambiente/index.aspx
(Atua com outros produtos além de cosméticos) 

Produtos que incluem em suas propagadas o anúncio de suas ações ambientais visivelmente reais, são uma ótima também.

Os produtos que estão dentro do Consumo Consciente costumam possuir selos de certificação.
Estes selos costumam ficar na parte de trás das embalagens e perto da barra de leitura de preços.
Os 3 selos do produto mostrado na foto acima são:
-Abrapan
-Certificado Vegan
-Não faz testes em animais

Mas existem outros além destes.

3- O que é Abrapan?
Abrapan: Associação Brasileira de Produtos Artesanais, Naturais e Bem-estar.
A empresa atua conscientizando esse consumidor da importância que os produtos naturais, orgânicos e artesanais podem ter não só para a saúde e bem-estar, mas também na preservação do meio ambiente.
Ela cria condições para que as empresas associadas possam atuar de modo que seus produtos cheguem ao conhecimento do consumidor. Produtos que, acima de tudo, não agridam a saúde (corpo, mente e espírito) do ser humano, que proporcionem bem-estar e cuja produção seja realizada respeitando o Meio Ambiente, sem devastações, poluições, degradações e com a utilização de uma mão-de-obra com critérios sociais justos e sem exploração infantil.
(Atua com outros produtos além de cosméticos) 

4- Como saber se o produto faz testes em animais?

Este selo ao lado(livre de crueldade) é uma das formas de reconhecer o produto que não testa em animais.
A "Choose Cruelty Free" é uma "organização independente e não lucrativa", que visa inspeciona criteriosamente indústrias que declaram não testarem seus produtos em animais e não usarem nestes produtos ingredientes oriundos de vivissecção(ato de dissecar um animal vivo). Sua finalidade é extremamente solidária para com esses bichinhos que nada têm haver com nossa vaidade!
(selo ao lado) 
Pode estar escrito "Não testamos em animais" também , mas o animal do selo sempre será o coelhinho, pois são bem conhecidos teoricamente os testes com os mesmos, como  produtos são aplicados diretamente nos olhos dos animais conscientes ou substâncias aplicadas em peles raspadas e feridas.
 >>Segue uma campanha australiana lançada pela ONG:







A "COSMEBIO" certifica cosméticos que não são testados em animais e que não contenham ingredientes de origem animal.
(Selo ao lado)



ISO 14.001 – norma internacional de sistema de gestão ambiental. Para que uma empresa possa obter este ISO deve ter a gestão voltada para a redução dos impactos ambientais.
(Selo ao lado)


ETC....

5- O que é um produto "Vegan"?
O produto Vegan além de ter testes em animais, também não utiliza substâncias de origem animais, como a gordura. Ele utiliza apenas produtos vegetais e/ou sintéticos.

6- O que é um produto Orgânico?
Os "Cosméticos Orgânicos" são os que possuem em sua formulação no mínimo 95% de ingredientes orgânicos!
O  produto orgânico não têm usados pesticidas, sementes geneticamente modificadas ou fertilizantes sintéticos, o sistema de cultivo observa as leis da Natureza e todo o manejo agrícola está baseado no respeito ao meio ambiente e na preservação dos recursos naturais. Em sua maioria, a produção orgânica provem de pequenos núcleos familiares que tiram da terra o seu sustento, conservando o solo fértil e garantindo a sobrevivência de sua família, desestimulando o êxodo rural e fortalecendo o vínculo do homem à terra.
Quando falamos de proteína animal orgânica nos referimos à criação de gado, suínos, galináceos, e etc. sem a utilização de hormônios e antibióticos que também permanecem no produto final e acabam sendo consumidos indiretamente por nós, podendo em grandes quantidades causar sérios problemas.
Do ponto de vista ambiental a agricultura orgânica traz vantagens porque evita a contaminação de mananciais de água, do solo  e o esgotamento dos nutrientes do solo pelo uso da monocultura. Além do que, gera um sentimento de respeito à natureza e integração.
Existem algumas certificações que garantem a proveniência dos produtos orgânicos como:





CURIOSIDADES SOBRE OS ORGÂNICOS:
• O Presidente do Painel sobre o Câncer dos EUA sugere dar preferência aos alimentos orgânicos para evitar pesticidas, substâncias que tem sido ligadas a vários tipos de câncer.
• A Produção de Produtos Orgânicos tem um impacto menor na vida selvagem e no meio ambiente; esse método de cultivo resulta num menor índice de poluição do ar, água e solo, e produz menos gases de efeito estufa.
• Diferente de muitos dos alimentos que vemos nas prateleiras dos super mercados, alimentos orgânicos não são geneticamente modificados. Segundo os critérios que caracterizam o alimentos orgânico, plantações e ingredientes geneticamente modificados são proibidos.
• Alimentos orgânicos não contém aditivos perigosos, como realçadores de sabor (como Glutamato Monossódico), adoçantes artificiais (como aspartame ou xarope de glucose de milho), contaminantes (como o mercúrio) ou preservativos (como Nitrato de Sódio), que são considerados causas de múltiplos problemas de saúde.
• Os alimentos orgânicos parecem promover a perda de peso pois reduz a exposição do organismo a pesticidas químicos que se ligam a gordura do corpo. De fato, uma vez que esses pesticidas são absorvidos, eles ficam no organismo por toda a vida (mais de 350 substâncias químicas podem se acumular na gordura corporal)!
• Leis de produção de alimentos orgânicos proíbem o uso de antibióticos, hormônios do crescimento, e vacinas geneticamente modificadas em animais. Não somente isso é melhor para o consumo humano, como também carnes e laticínios orgânicos com a designação “criado solto” e “alimentado em pasto” significa que os animais foram tratados de uma forma mais humana e ética.
• Frutas e vegetais orgânicos contém até cerca de 40% mais antioxidantes que os alimentos de produção tradicional; leite orgânico de vacas alimentadas em pasto contém até cerca de 90% mais antioxidantes que o leite que não é orgânico.
• Os alimentos orgânicos tem níveis mais altos de minerais como ferro e zinco, que são cruciais para o desenvolvimento da primeira infância.

7- Cosmético "Natural" é igual Cosmético Orgânico?
Não! Cosméticos Naturais são todos os produtos que tem sua formulação com pelo menos 5% de orgânicos. Se refere a algo encontrado na natureza e com pouca ou nenhuma interferência humana.
Entretanto, a palavra "natural" em um produto nem sempre é símbolo de comprometimento. Vale averiguar.

8- O que são Parabenos?
Parabenos são conservante para produtos farmacêuticos e alimentos.
São antimicrobianos de largo espectro, hidrossolúveis, insípidos, incolores e inodoros.

9- O que é Óleo Mineral?
Óleo mineral (também chamado parafina líquida, petrolato líquido pesado, óleo branco ou vaselina líquida) é um produto secundário derivado da destilação do petróleo.

Segue um texto importante sobre saúde e o óleo mineral : http://www.fec.uff.br/index.php?view=article&catid=11:integrades&id=159:alerta-para-o-uso-do-oleo-mineral&option=com_content&Itemid=35

10- Alguma dica?
Pessoalmente, sinto muita segurança em produtos marca Surya Brasil, por que os produtos da empresa não contém chumbo, amónia, água oxigenada, PPD, óleo mineral, ingrediente animal, parabenos e sal.
Não fazem testes em animais e nem usam derivados dos mesmos, possuem o selo da  Cruelty Free, da Abrapan, selo Vegan... Ganhou a certificação Ecocer, ganhou o "Prémio Eco" e o "Prémio Apex" por ações de responsabilidade social, etc, etc.... Por ai vai! Sou fã dos produtos, inclusive pelos preços da linha orgânica de frutas são baratos! =D
Deixo links do site:
http://www.suryaonline.com.br/sessoes.asp?item=103&Categoria=322
http://www.suryaonline.com.br/sessoes.asp?item=103&Categoria=335
http://www.suryaonline.com.br/sessoes.asp?item=103&Categoria=336
http://www.suryaonline.com.br/sessoes.asp?item=103&Categoria=337
http://www.suryaonline.com.br/sessoes.asp?item=103&Categoria=338

A Natura também é uma marca muito consciente, que não testa em animais, também possui orgânicos e possui ações de responsabilidade ambiental aos montes! ...

Mas o que importa não são só marcas e empresas! O que faz realmente a diferença é a nossa maneira de pensar e de agir com o mundo e com nós mesmo! ;-)
Vale lembrar também que vaidade é legal, mas tudo em excesso é ruim! Sei que é piegas dizer isso, mas não basta a beleza exterior... Quando eu era pré-adolescente lembro de escrever uma frase bem bonitinha: "Beleza sem virtude é rosa sem cheiro."
Espero que tenham gostado!!!!
Jaque!!!!


Um comentário: